Estabelece os mais elevados padrões para os aspetos sociais e ambientais da produção têxtil e de couro.
Fundação: 1992
Setor:Têxtil
O STeP (Sustainable Textile Production) é um sistema de certificação internacional para fabricantes, retalhista e marcas, da cadeia de fornecimento têxtil, que pretendam comunicar, aos consumidores e mercado, os seus resultados em matéria de produção sustentável, de forma transparente, credível e clara.
Esta certificação, especificamente dirigida à indústria têxtil e de vestuário, é aplicável a instalações produtivas de todas as fases do processamento têxtil, desde a produção de fibras, fiação, tecelagem, tricotagem até ao acabamento e confeção (STeP, 2015).
Os requisitos para esta certificação estão definidos no documento normativo STeP by OEKO-TEX®, publicado pela Associação Internacional OEKO-TEX®, e visam garantir a implementação contínua de processos de produção que respeitam o ambiente e condições de trabalho socialmente aceitáveis nas instalações produtivas ao longo da cadeia de fornecimento têxtil (STeP_Norma, 2015).
A entidade responsável por esta certificação é a associação OEKO-TEX® através dos seus institutos credenciados e independentes. Desta forma, a comprovação independente das condições de produção sustentável proporciona às empresas um reforço na imagem, permitindo-lhes alcançar uma melhor posição competitiva e favorecendo o acesso a novos mercados.
A certificação STeP difere de outros sistemas de certificação porque, em vez de considerar apenas aspetos individuais de sustentabilidade, inclui uma análise e avaliação exaustivas das condições de produção. A STeP analisa todas as áreas importantes de uma empresa utilizando 6 módulos:
O objetivo da certificação STeP é a implementação a longo prazo de processos de produção amigos do ambiente, com boas condições sociais de trabalho e de saúde e segurança.
Gestão ambiental e de produtos químicos:
A STeP fornece apoio específico às empresas para as ajudar a implementar processos de produção amigos do ambiente a longo prazo: desde a utilização de produtos químicos e o tratamento responsável das águas residuais até à redução das emissões de carbono.
Segurança:
A STeP recomenda ações específicas para melhorar as condições de trabalho e reforçar a proteção da saúde e segurança dos trabalhadores nos locais de produção.
Responsabilidade social:
A STeP apoia condições de trabalho socialmente responsáveis e justas nos locais de produção. Isto inclui tanto a verificação dos horários de trabalho, pagamento de salários e segurança social, como o cumprimento dos requisitos médicos e de higiene. O reconhecimento das normas sociais existentes nas instalações de produção também faz parte do STeP.
Eficiência:
A STeP contribui para a melhoria contínua dos processos de produção e a utilização eficiente dos recursos, criando assim a base para uma posição competitiva ideal.
Rua Fernando Mesquita, nº 2785
4760-034 Vila Nova de Famalicão
(+351) 252 300 300
citeve@citeve.pt
Fique a par da atualidade da indústria têxtil portuguesa