GOTS (Global Organic Textile Standard)

 O GOTS é uma norma aplicável a têxteis produzidos a partir de fibras orgânicas. 

Fundação: 2006

Setor:Têxtil

GOTS certifcação têxtil logo

Objetivo

A certificação GOTS (Global Organic Textil Standard), desde 2006, garante o estatuto de têxtil orgânico desde a colheita da matéria-prima, passando por uma produção ambiental e socialmente responsável até à rotulagem (GOTS, 2015). 

Esta é a ferramenta para um entendimento comum internacional relativamente aos sistemas de produção amigos do ambiente no sector têxtil orgânico, a fim de fornecer uma garantia credível para o consumidor final. 

Descrição

A Global Organic Textil Standard (GOTS) é uma norma líder mundial para têxteis fabricados a partir de fibras orgânicas, recorrendo a critérios ecológicos e sociais de elevado nível e apoiada por certificação independente de toda a cadeia de distribuição têxtil (GOTS_Norma, 2014). 

A norma GOTS, que se focaliza apenas em critérios obrigatórios, abrange o processamento, fabricação, embalagem, rotulagem, comercialização e distribuição de todos os produtos têxteis fabricados a partir de pelo menos 70% de fibras naturais orgânicas certificadas. São definidos critérios aplicáveis à fibra, aos produtos químicos, a várias etapas do processo produtivo têxtil, incluindo embalagem e expedição, aos acessórios usados, à gestão ambiental, à garantia da qualidade e à responsabilidade social. 

Na produção de fibras orgânicas, os principais requisitos definidos na norma são: 

  • Fibras naturais certificadas “orgânico” ou “orgânico – em conversão” de acordo com o Regulamento (CE) 834/2007, USDA (United States Department of Agriculture) /Nacional Organic Program (NOP), ou outro aprovado pela família de normas IFOAM (International Federation of Organic Agriculture Movements) para a produção vegetal ou animal relevante; 

Para o processamento e fabricação os principais critérios (GOTS_Norma, 2014) incluem: 

Critérios Ambientais

  • Separação clara de produtos orgânicos e convencionais em toda a cadeia de fornecimento e devidamente identificados de forma a garantir que não são misturados e não existe qualquer contaminação. 
  • Todos os produtos químicos (óleos, corantes, auxiliares, entre outros) devem ser previamente aprovados por uma entidade certificadora reconhecida pelo GOTS e cumprir com os requisitos mínimos em relação a toxicidade e biodegradabilidade. 
  • São proibidas substâncias contendo metais pesados tóxicos, formaldeído, branqueadores ópticos, enzimas, nano partículas funcionais, organismos geneticamente modificados (OGM) e suas enzimas, entre outros. 
  • O uso de agentes de colagem sintéticos é restrito; óleos utilizados na produção de malha e na tecelagem não devem conter metais pesados. 
  • Métodos de impressão que utilizam solventes aromáticos e métodos de impressão plastisol usando ftalatos e PVC (Polyvinyl chloride) são proibidos. 
  • Restrições para acessórios, por exemplo, sem PVC, níquel ou cromo. 
  • Todos os operadores devem assegurar o compromisso de cumprirem com os requisitos legais ambientais aplicáveis e ter uma política ambiental escrita, incluindo metas traçadas e procedimentos para minimizar os desperdícios. 
  • Unidades de processamento húmido deverão manter registos completos da utilização de produtos químicos, energia, consumo de água e tratamento de águas residuais, incluindo a eliminação das lamas. As águas residuais devem ser tratadas numa estação de tratamento de águas residuais interna ou externa. 
  • O material de embalagem não deve conter PVC. Papel ou cartão usado no material de embalagem utilizado no retalho, incluindo etiquetas de pendurar, entre outros, devem ser reciclados ou certificados de acordo com FSC (Forest Stewardship Council) ou PEFC (Programme for the Endorsement of Forest Certification). 

Critérios de Qualidade técnica e toxicidade humana 

  • Todos os procedimentos operativos devem ser objeto de registo através de um sistema de controlo de documentos e registos de forma a garantir a rastreabilidade de todo o processo e arquivados, no mínimo, durante cinco anos. 
  • As empresas certificadas que compram fibras orgânicas ou produtos têxteis intermédios ou acabados com certificado GOTS têm de receber e manter o respetivo “Certificado de Transação para têxteis processados de acordo com o GOTS”. Este certificado é emitido para a quantidade total comprada e é válido pelo período de três meses. 
  • Cumprimento dos parâmetros técnicos da qualidade, nomeadamente para valores de fricção, transpiração, luz, solidez à lavagem e encolhimento. 
  • As matérias-primas, produtos intermédios, produtos têxteis finais, bem como os acessórios, devem cumprir os limites para os resíduos nos produtos rotulados GOTS. 

Critérios Sociais Mínimos 

Todos os processadores e fabricantes devem cumprir os critérios sociais mínimos, com base nas normas fundamentais da Organização Internacional do Trabalho (OIT), a seguir apresentados: 

  • O emprego será escolhido livremente.
  • A liberdade de associação e o direito à negociação coletiva são respeitados;
  • As condições de trabalho serão seguras e higiénicas;
  • As horas de trabalho não serão excessivas;
  • Tratamento desumano e severo não será permitido. 

Validade da certificação

São realizadas auditorias anuais na empresa, por entidades independentes aprovadas pelo IWG (GOTS Internacional Working Group), podendo ser realizadas auditorias adicionais, sem aviso prévio, em função do risco de cumprimento dos requisitos de garantia da qualidade exigidos. As entidades certificadoras têm de ser aprovadas pelo IWG nas áreas em que oferecem os serviços. 

O certificado GOTS é válido pelo período de um ano. Testes aos parâmetros técnicos da qualidade e aos resíduos A frequência dos testes, o tipo e o número de amostras é estabelecido em função do risco associado. 

Os auditores durante a realização da auditoria podem recolher amostras para efetuar testes aos resíduos, em função da avaliação do risco de contaminação. Amostras adicionais de produtos podem ser recolhidas da cadeia de fornecimento, em qualquer momento, sem aviso prévio. As amostras serão analisadas em laboratórios devidamente acreditados. 

Entidade responsável: APCER

  • Emoji icon 1f30e.svg
    Morada

    Rua António Bessa Leite, 1430 - 1º Esq. 4150-074 Porto - Portugal 

  • Emoji icon 1f5e3.svg
    Contacto

    (+351) 229 993 600 

  • Emoji icon 2709.svg
    Email

Newsletter têxtil

Fique a par da atualidade da indústria têxtil portuguesa 

Error. Your form has not been submittedEmoji
This is what the server says:
There must be an @ at the beginning.
I will retry
Reply