RDS (Responsible Down Standard)

Garante o tratamento ético de patos e gansos na produção de penas e penugem, assegurando o bem-estar animal em toda a cadeia de produção 

Fundação: 2014

Setor:Têxtil

Responsible Down Standard Certificação têxtil logo

Objetivo

O Responsible Down Standard (RDS) garante que as penas e plumas sejam provenientes de patos e gansos que foram tratados respeitando as suas Cinco Liberdades. As explorações agrícolas e os matadouros são certificados por um conjunto rigoroso de critérios de bem-estar animal, incluindo a proibição da depenagem de animais vivos e da alimentação forçada. 

O material de plumas e penas proveniente das explorações RDS é rastreado utilizando os requisitos da cadeia de custódia do Content Claim Standard (CCS). 

O Responsible Down Standard (RDS) é uma norma voluntária que incentiva a indústria de plumas e penas a tratar patos e gansos de forma mais humana e recompensa as organizações pioneiras. A norma também oferece a empresas e consumidores uma maneira de saber mais sobre a origem dos materiais dos produtos que compram.

 

Estabelecer critérios para práticas progressivas que sejam melhores para patos e gansos:

  • Ajudar a mitigar os riscos de penugem e penas provenientes de animais que foram submetidos a danos desnecessários.
  • Incentivar a indústria de penas e penugem a tratar patos e gansos de forma mais humana.
  • Fornecer uma forte cadeia de custódia para materiais certificados à medida que eles se movem ao longo da cadeia de suprimentos.
  • Fortalecer as alegações das empresas de que os produtos que vendem contêm material certificado.

 

O rótulo Responsible Down Standard permite a comercialização de têxteis contendo penas ou penugem se estas tiverem sido produzidas de uma forma que respeite o bem-estar animal. 

Incentivar as melhores práticas e gerenciar a cadeia de custódia:

  • Bem-estar animal: O respeito pelo bem-estar das aves e gansos, desde a eclosão até o abate, é uma parte essencial das Cinco Liberdades do bem-estar animal e está incorporado nos critérios padrão.
  • Proibição da depenagem de animais vivos e da alimentação forçada: Qualquer remoção de penugem ou penas de aves vivas (depenagem ou coleta de muda) é proibida pela norma. A alimentação forçada também é proibida.
  • Certificação confiável: Um organismo de certificação profissional e terceirizado audita cada etapa da cadeia de suprimentos, começando na quinta.
  • Cadeia de custódia: A certificação ajuda a manter a identidade das penas e penugem, desde as fazendas certificadas até os produtos finais. Saiba mais .
  • Comunicação confiante: Produtos que atendem aos requisitos mínimos para certificação podem ser rotulados com o logotipo Responsible Down Standard.

Entidade responsável: Ecocert

  • Emoji icon 1f30e.svg
    Morada

    Rua Alexandre Herculano, N° 68-1°Esq. Peniche, Portugal 

  • Emoji icon 1f5e3.svg
    Contacto

    262 785 117 

  • Emoji icon 2709.svg
    Email

    ecocert.portugal@ecocert.com

Newsletter têxtil

Fique a par da atualidade da indústria têxtil portuguesa 

Error. Your form has not been submittedEmoji
This is what the server says:
There must be an @ at the beginning.
I will retry
Reply