Abrange todos os produtos têxteis e asseguram certificação a todas as empresas que queiram reconhecer o teor de material reciclado dos seus produtos.
Fundação: 2008
Setor:Geral
É uma certificação internacional, que surgiu em 2008 e abrange todos os produtos têxteis e asseguram certificação a todas as empresas que queiram reconhecer o teor de material reciclado dos seus produtos, que podem ser finais ou acabados. Esta norma verifica ainda se a empresa requerente do certificado respeita práticas sociais, ambientais e químicas responsáveis na sua produção.
O padrão avalia o material utilizado na produção, se os critérios ambientais e sociais estão a ser cumpridos e rotulagem de produtos elaborados à base de materiais reciclados.
Define-se como uma norma completa relativa a materiais reciclados que interliga rigor e praticidade para a indústria têxtil e para os consumidores finais.
Esta certificação requer uma auditoria realizada anualmente para verificar a conformidade dos critérios e pertence ao grupo Global Union que inclui também outros programas de certificação.
Os produtos que obtenham este certificado têm de ser compostos por, pelo menos, 20% de material reciclado. Os objetivos desta certificação são:
• Reduzir o impacto prejudicial da produção têxtil a nível social e ambiental;
• Garantir que o produto final é constituído por materiais reciclados;
• Incentivar a inovação no tratamento de questões relativas à qualidade dos materiais utilizados.
A norma apoia as empresas que procuram verificar o conteúdo reciclado dos seus produtos, bem como as práticas sociais, ambientais e químicas responsáveis na produção desses produtos. Embora o GRS seja propriedade da Textile Exchange, a gama de produtos não se limita aos têxteis e pode incluir qualquer tipo de produto que contenha materiais com conteúdo reciclado.
O efeito desejado do GRS é fornecer às marcas uma ferramenta para uma rotulagem mais exacta, incentivar a inovação na utilização de materiais recuperados, estabelecer uma maior transparência na cadeia de abastecimento e fornecer uma melhor informação aos consumidores.
O objectivo da GRS é aumentar a utilização de materiais reciclados nos produtos e reduzir ou eliminar os danos causados pela sua produção.
Rua Antero de Quental 221 -Sala 102, 4455-586 Perafita
Porto, Portugal
(+351) 229 998 081
info.portugal@intertek.com
Fique a par da atualidade da indústria têxtil portuguesa